Cuidados ao fazer uma Tatuagem


Tatuagens nunca estiveram tão em moda como agora. São milhares de desenhos, frases, cores, tamanhos e formas para os mais diversos gostos. Mas quem está pensando em fazer uma precisa tomar alguns cuidados para garantir, mais do que apenas um bom desenho, também sua segurança. Confira agora alguns cuidados que você deve tomar ao se tatuar:

Tenha certeza

Esse é o primeiro passo! Ao fazer uma tatuagem é preciso ter certeza absoluta de que você quer realmente fazê-la, afinal ela ficará para sempre no corpo e retirá-la depois custa caro e é tão (ou mais) dolorido do que fazer a tatuagem, sem contar que os procedimentos a laser nem sempre conseguem remover a tatuagem por completo. Portanto, pense duas vezes antes de tatuar o nome daquela pessoa ou fazer aquele desenho só porque ele está na moda!


Conheça o tatuador

Nada de sair por aí e entrar no primeiro estúdio de tatuagem que vir pela frente. É muito importante conhecer o tatuador e seu trabalho. Busque referências, pergunte aos amigos e pesquise nas redes sociais.
Visite os estúdios e conheça os tatuadores pessoalmente. Veja seus portfólios (aquelas pastas com fotos e desenhos do tatuador) e se eles tem certificados ou cursos de especialização na área. E não se esqueça de fazer todas as perguntas que tiver e não sair de lá com nenhuma dúvida!    


Fique de olho no local

O estúdio de tatuagem precisa ser bem limpo e esterilizado. Além disso, deve ter alvará de funcionamento e seguir as normas de higiene da ANVISA. Todos os materiais que serão usados na tatuagem devem ser descartáveis, como as agulhas, que podem transmitir doenças virais como hepatites B e C e o HIV. O que não for descartável deve ser esterilizado. A maca deve ser limpa e revestida e o tatuador deve usar luvas e máscara. As tintas usadas também devem ser de boa qualidade para não provocar alergias.


Cuidados com a pele

Antes de fazer a tatuagem é preciso que a pele esteja limpa e saudável. Hidrate bem a área que vai receber o desenho alguns dias antes e remova os pelos com pelo menos dois dias de antecedência, para evitar que eles inflamem. No momento da tatuagem o tatuador deve fazer a limpeza da pele com álcool ou éter para higienizar e assim evitar a transmissão de doenças. 
Após a tatuagem pronta é preciso tomar alguns cuidados. Lave a pele duas a três vezes por dia com água fria e sabonete neutro, passe uma pomada específica para tatuagem e cubra-a com filme plástico. Durante 15 dias deve-se evitar sol, sauna, mar e piscina. Ao se expor ao sol é preciso fazer o uso de protetor solar.


E você, tem tatuagem? Conte aqui como foi sua experiência! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário