Dicas para aliviar as terríveis olheiras


Quem sofre com as temidas olheiras sabe como elas podem ser incômodas, deixando o rosto com uma aparência cansada e envelhecida. Mas afinal, o que são as olheiras e como podemos evitá-las? Confira algumas dicas para aliviar esse problema!

- O que são Olheiras?

Olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor a nossa pele. Quando a concentração de melanina aumenta ou quando os pequenos vasos da área dos olhos se dilatam, levando mais sangue a região, aparecem as manchas, que podem ser arroxeadas, acinzentadas ou amarronzadas, e o inchaço na parte inferior de nossos olhos.    

- O que pode agravar as Olheiras?

Existem vários fatores, entre eles: noites mal dormidas, cansaço, fumo, álcool, estresse, excesso de sol, alergias, rinites e também a tendência genética. Elas são mais comuns também no período menstrual e na gestação.

Agora que já sabemos o que são e os fatores que a agravam, vamos às dicas!

Compressas de chá de camomila

O chá de camomila possui ação calmante e antiinflamatória. As compressas frias sobre os olhos tem efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos. O chá deve ser mais concentrado e bem gelado, podendo ser aplicado algodão embebido no chá ou os próprios saquinhos diretamente sobre os olhos.



Fatias de pepinos e batatas

O pepino possui vitamina C e ácido fólico, funcionando como regenerador celular. Colocar rodelas geladas de pepinos sobre os olhos ajuda com a vasoconstrição, o mesmo valendo para as rodelas de batata.



Massagem
A massagem na região dos olhos ajuda a diminuir o inchaço e deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e a noite. Comece deslizando o dedo anular com suavidade e leve pressão, indo do canto interno para o externo, tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Depois dê leves batidinhas na região com a ponta dos dedos médio e indicador, alternadamente. Feche os olhos e com o dedo anular pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Reduza o sal

A retenção de líquidos promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando-as mais inchadas.


Diminua o álcool
O álcool também é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água. 
Lave o rosto com água fria
A água morna promove uma vasodilatação, ou seja, os vasos se expandem, favorece o aparecimento das olheiras. Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, os vasos se contraem e diminuem, amenizando as olheiras. 


Hidrate o rosto
A pele ao redor dos nossos olhos é muito fina e pouco espessa, deixando mais aparente os vasos faciais dessa área. Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes.  Além disso há uma menor perda de colágeno que sustenta a pele, diminuindo o rompimento de vasos.
Durma bem
É na hora do nosso sono que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito, agravando as olheiras. Uma boa noite de sono, com 8 horas, ajuda a acordarmos lindas no dia seguinte. 

Corretivo nelas!
Aquela olheira resolveu te perseguir bem no dia daquela reunião de trabalho importante ou no dia daquela festa super esperada? Apele para o corretivo! No mercado há várias opções de formas (líquido, bastão, cremoso, lápis) e preços, além dos corretivos coloridos. Para disfarçar aquela olheira arroxeada aposte nos corretivos amarelos, que neutralizam os tons roxos, finalizando com uma camada de corretivo cor da pele por cima.
Para casos de olheiras mais profundas e acentuadas deve-se procurar um(a) dermatologista que irá avaliar e assim receitar o melhor creme ou tratamento para cada caso.
E vocês meninas, sofrem com olheiras? Qual segredinho vocês costumam fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário